Nossa História

No dia 5 de maio de 1992, um grupo de ceplaqueanos, todos já aposentados e a assistente social Ana Flávia, reuniu-se no auditório da Loja Maçônica Areópago Itabunense para discutir a criação de uma entidade de representação dos servidores aposentados da Ceplac – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira.

A iniciativa surgiu da necessidade de haver uma instituição que agregasse os interesses comuns dos seus associados e também servisse para promover encontros e a interação de idéias, bem como trazer benefícios para aqueles que aderissem ao movimento.

Partindo desses princípios, foi criada oficialmente naquele dia em Itabuna, a AACEP – Associação dos Aposentados da Ceplac, uma entidade sem fins lucrativos, que passaria a ser regida por um Estatuto e disposições aplicáveis.

A entidade começou com cerca de 100 integrantes. A primeira diretoria teve como presidente Aristoteles Bispo dos Santos Filho, que participou da comissão organizadora da Associação. Como vice-presidente, Oldemir Marques de Oliveira, 1ª secretária, Mary Kalid; 2ª secretária, Marinalva Midlej Silva; 1° tesoureiro, Manoel Sisnando de Souza Gomes, e 2° tesoureiro, Bernardo Miguel de Souza.

Os dois anos dessa diretoria foram dedicados à estruturação jurídico-institucional da Associação, para que ela pudesse existir legalmente e assim, representar de fato e de direito os seus associados. Sem recursos para administrar a AACEP, Aristoteles Bispo contava apenas com as doações de alguns associados fundadores.

A gestão seguinte, do presidente Alberto Estaine de Menezes Etinger, foi marcada pela concessão de personalidade jurídica e constituição efetiva do quadro social da Associação, com cobrança de mensalidades. Nessa época, a entidade teve sua primeira sede, na rua Rui Barbosa. Alberto Estaine faleceu durante o mandato e foi substituído pelo vice-presidente, Frederico Marcelo Kruschewsky de Almeida.

A terceira diretoria foi presidida por Oldemir Marques de Oliveira, que obteve as primeiras vitórias judiciais de ganho e de direitos em prol dos associados. Lyson Borges o sucedeu e presidiu a AACEP nos seis anos seguintes.

Além de dar continuidade ao trabalho iniciado por Oldemir, Lyson projetou a Associação junto às demais representações de funcionários da Ceplac e lutou pelo enquadramento de todo o pessoal no Plano de Cargos e Carreiras (PCC). Em 2004, Frederico Marcelo Kruschewsky de Almeida foi eleito presidente e sua gestão se destaca pela busca de direitos junto ao Governo Federal e a implantação da carteira de identificação do aposentado.

Em 2006, a AACEP voltou a ser presidida por Aristoteles Bispo dos Santos Filho, que para ampliar os benefícios dos associados, tem intensificado a busca de parcerias com instituições regionais. Agora que a Associação adquiriu a sede própria, o objetivo do presidente é ampliar os projetos para dinamizar o atendimento aos associados, especialmente os relacionados à saúde, educação e lazer.

A cada dia, a AACEP tem se consolidado como uma entidade que trabalha pelos direitos do trabalhador. Para que essa luta se fortaleça ainda mais, é preciso que todo ceplaqueano aposentado esteja vinculado à Associação. Somando forças em benefício de seus próprios interesses, o resultado será a conquista dos interesses de todo o grupo.

Atualmente, desde o início de maio/2025, assumiu a presidência, a advogada ceplaqueana, Janete Farias Silva, eleita para o triênio 2025 / 2028.

INFORMATIVO URGENTE AOS ASSOCIADOS

Assunto: Ação Judicial para Beneficiários de Aposentadoria ou Pensão concedidas entre 2004 e 2007.

Prezado(a) Associado(a),

A Associação dos Aposentados e Pensionistas da CEPLAC (AACEP) vem por meio deste informar sobre o início de um novo processo judicial em benefício dos associados que se aposentaram ou passaram a receber pensão no período compreendido entre 2004 e 2007.

Este processo visa buscar direitos específicos para este grupo de beneficiários. Para que possamos dar entrada na ação e analisar a situação individual de cada um, é imprescindível que os associados enquadrados neste período providenciem e entreguem o quanto antes a documentação listada abaixo:

Documentação Necessária
– Fichas Financeiras: Do período de concessão da aposentadoria/pensão (a data em que você começou a receber) até a presente data.
– Portaria de Concessão: Cópia da Portaria que concedeu a sua aposentadoria ou pensão.
– Documento de Identidade: Cópia do RG e CPF (ou CNH).
– Comprovante de Residência: Cópia de conta de água, luz ou telefone atualizada.

Entrega
Solicitamos que a documentação seja organizada e entregue a Assessoria Jurídica da Associação nos dias de terça, quarta ou quinta, das 9h00 as 11h30.
Em caso de dúvidas sobre como obter algum dos documentos, especialmente as Fichas Financeiras, por favor, entre em contato com a nossa equipe de apoio na sede da AACEP.

Contamos com a sua colaboração!

Atenciosamente,

A Diretoria da AACEP
(Associação dos Aposentados e Pensionistas da CEPLAC)

Observação: Este processo é direcionado apenas aos associados cuja data de concessão da aposentadoria ou pensão se deu entre janeiro de 2004 e dezembro de 2007.